A história da bruxa Zelda foi criada, inicialmente, como recurso didático para ser usado na minha própria sala de aula na época do Halloween. Era uma história bem simples, um pouco diferente da atual, que eu costumava contar para os meus alunos, eles ilustravam e construíam um livrinho a partir do qual se desenvolviam diversas atividades pedagógicas.
Com isso, a bruxa Zelda foi ficando conhecida na escola e passou a frequentar a minha sala de aula todos os anos no mês de outubro, além de participar da festa do Halloween, juntamente com o seu príncipe sapo, o Gusmão ou Gosma, como era chamado pelos alunos.
Teve um ano em que a história virou teatro e foi encenada pelos professores durante uma apresentação escolar.
Assim, a cada ano a bruxa Zelda foi ganhando mais espaço e a história foi sendo lapidada até se tornar um livro publicado.
“As Aventuras da Bruxa Zelda” é um livro feito para crianças, mas pode e deve ser lido pelos adultos também. Ele foi ilustrado e colorido com muito amor e cuidado, e o seu conteúdo foi todo elaborado com a intenção de transmitir diferentes mensagens que poderão ser compreendidas facilmente pelo leitor.
A Zelda veio para mostrar que bruxas não são feias e más, elas são pessoas comuns que vivem entre nós, têm sentimentos, amam e sofrem. Bruxas não voam em vassouras, mas com a imaginação, e também podem ser sonhadoras e românticas, mesmo que o seu príncipe seja um sapo.
Sobre família, Zelda nos ensina que não existe um padrão e não importa a sua forma de constituição, desde que haja amor e respeito. A família dela, por exemplo, era formada por quatro gatos, uma coruja e um sapo, que na verdade era um príncipe, mas esse é um assunto para outra história... o importante é que eles se amavam e viviam felizes.
A própria bruxa Zelda, na realidade, é uma figura arquetípica usada para representar todas as pessoas que são discriminadas, excluídas e rejeitadas pelo simples fato de serem diferentes, por não estarem de acordo com certos padrões pré-estabelecidos. Ela mostra que cada pessoa tem suas características e merece ser respeitada, aceita e amada do jeito que é.
Por fim, essa bruxa especial nos mostra que podemos mudar a nossa realidade, pois cada ser humano traz dentro de si todo o potencial, o poder e a magia necessários para se transformar através da educação, do conhecimento e do próprio esforço.
Essa era a poção mágica que ela usava!
Essa é a fórmula secreta que se esconde nos livros e que transforma as pessoas em seres humanos melhores.
Como toda história infantil, a obra traz conteúdos e sugestões que podem ser utilizadas de forma didática pelos professores, e também, alguns presentinhos pedagógicos testados e aprovados na minha sala de aula.
Não por acaso, este livro é dedicado aos professores. Com ele desejo homenagear cada mestre que passou pela minha vida, desde as primeiras letras até os dias atuais, e a cada colega professor que não mede esforços para deixar marcas positivas na vida de seus alunos.
Enfim, com essa Obra, quero contribuir um pouco mais com a educação das crianças, ajudando na construção de um futuro melhor para o nosso país, porque sigo acreditando que o conhecimento é a fórmula mágica capaz de transformar vidas.
Quero comprar o livro